Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp
  Linguas:

São Raimundo Nonato realiza a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Evento histórico reuniu representantes de comunidades tradicionais, instituições e poder público para debater políticas de combate ao racismo e fortalecer a promoção da igualdade racial em São Raimundo Nonato.

Compartilhar com UTM
Link copiado! Agora você pode colar o link com UTM no seu Instagram.

 SECOM PM/SRN

A Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizou na manhã desta segunda-feira (22), no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O evento reuniu representantes de comunidades quilombolas, povos de terreiro, universidades, pesquisadores, cooperativas, movimentos sociais e culturais, judiciário representado pela OAB-PI (Subseção de São Raimundo Nonato), representantes da SAF - Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e representantes do poder público municipal, em um importante espaço de diálogo, participação popular e construção coletiva de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial.

Para a Secretária Municipal de Promoção da Igualdade Racial Neuma Borges, esta conferência um marco para o Município de São Raimundo Nonato, que pela primeira vez discute de forma ampla e direta as demandas da igualdade racial, do racismo e das políticas públicas diretamente voltadas para este grupo da população.

As Conferências Municipais de Promoção da Igualdade Racial são etapas preparatórias essenciais que reúnem sociedade civil e poder público para discutir, avaliar e propor diretrizes voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de combate ao racismo, à discriminação racial e à promoção da igualdade de oportunidades.

Durante os debates, os participantes discutiram os principais desafios enfrentados pela população negra e pelas comunidades tradicionais do município, contribuindo para a elaboração de propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência.

Entre os objetivos da conferência estão a realização de um diagnóstico da realidade racial do município, a formulação de propostas para os planos municipal, estadual e nacional de promoção da igualdade racial e a escolha dos delegados que representarão São Raimundo Nonato na Conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A realização da I Conferência Municipal reafirma o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas inclusivas, participativas e voltadas para a garantia dos direitos da população, fortalecendo a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e livre de qualquer forma de discriminação.

Durante a Conferência A Secretária Neuma Borges abriu o convite a todos para participarem da inauguração da sede da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial que acontecerá na próxima sexta-feira (26).

Fotos relacionadas

Por: Secom PM/SRN

Mais em Piauí

Notificação de Nova Postagem
Imagem Senador Marcelo Castro inaugura ampliação da Arena Resendão em Capitão de Campos